Pensando pensamentos

Eis que terminei a leitura de A Trama

Acabei de ler o livro, na verdade, na madrugada de sexta para sábado. No dia 04/05/2024. E estou com sentimentos conflitantes. Sabe quando você assiste um filme ruim, mas consegue tirar coisas boas dele? Como um filme ruim que tem boas atuações. É mais ou menos isso que estou sentindo.

O livro A Trama de Jean Hanff Korelirz conta a história de um escritor fracassado que dá aulas de escrita criativa. Em sua turma, tem um aluno arrogante que diz ter um enredo de sucesso e que não vai precisar de ajuda nesse curso. O aluno conta o enredo para o professor, em particular. E de fato era um enredo surpreendente, que faria muito sucesso. Pois bem: passa um tempo, uns dois anos, e curioso em nunca ter ouvido falar do livro com aquele enredo, o professor/escritor faz uma pesquisa e não acha nada. Pesquisando sobre o nome do aluno, ele descobre que ele morreu. Assim, ele decide escrever um livro sobre aquela história, se tornando um auto de sucesso.

Durante a turnê do livro, nosso escritor, Jake, vai de cidade em cidade. Recebe várias mensagens, por e-mail, redes sociais e etc. Até que um dia, ele recebe uma mensagem que diz: você é um ladrão. Jake fica com medo, porque se o Evan Parker, seu aluno, está morto, quem é que está mandando essa e outras mensagens acusando ele? Quem é que sabe da verdade?

Não vou postar spoiler aqui, mas dá para perceber que é um roteiro digno de um filme ou série. Então, o que me incomodou nesse livro? A começar pela escrita. Ela é densa, o começo não tem nenhum diálogo e muito chata em alguns momentos. O narrador fala sempre de como Jake é invejoso, como ele não tem sucesso, que ele não estava escrevendo. E isso não seria um problema em si, mas a repetição dessas coisas ditas de outra forma é muito irritante. É repetitivo demais.

A história fica densa, truncada. Tem vários momentos onde fiquei me perguntando se não ia andar. Se ia ficar só vendo o narrador explicando o lamento do personagem. É um personagem chato de acompanhar. Não tem como você gostar de Jake.

E ficou um pouco óbvio na metade do livro quem estava mandando as mensagens. Não digo que acertei 100%, mas acertei quem era. Ainda assim, é legal essa parte, com Jake indo investigar o passado de Evan. Os lugares onde ele passa, como vai montando as peças. Só que, tem partes que não leva a nada e ainda são longas. Fica a impressão de que a autora está enrolando para que o livro tivesse mais páginas.

Em falar em ter mais páginas, tem o livro dentro do livro. Chega em determinada parte que tem páginas do livro que o Jake escreveu roubando a ideia de Evan. Eu adoro metalinguagem, só me incomodou que, não precisava contar o final, pois acredito que os leitores iriam sacar com a história em andamento. Achei expositivo demais, e de novo, pareceu que foi para encher de páginas o livro, para sair de umas 250 páginas para 390.

A parte que acho boa e cabe elogios, é que realmente a história, o enredo, a trama, é boa. Tudo que acontece e onde tudo leva, é bem interessante. Mas escrita da forma que foi, sendo repetitivo demais em algumas partes e expositivo em outras, me incomoda e me faria tirar umas 2 estrelas de 5.

Talvez, o livro sendo adaptado para uma minissérie ou filme, ele fique mais dinâmico e muito mais interessante. Porque no livro, eu não ficaria surpreso em saber que alguém abandonou o livro pelas coisas que disse acima. Em uma minissérie ou filme, pode ser mais dinâmico e envolvente. Ou assim espero.